Google

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Tradução do Q&A (Perguntas e Respostas)

Mais novidades! Como muitos sabem, o site official do FLL americano disponibiliza uma secção de Perguntas e Respostas que são enviadas por times que estão com dúvidas. A página recebe novas perguntas quase diariamente, as quais são respondidas por pessoas "certificadas" do FLL, ou seja, que trabalhem na FIRST ou na LEGO e que sejem "experts" no assunto. O problema é que muitas vezes os termos técnicos usados pelo pessoal de lá em Inglês, dificultam o nosso entendimento aqui no Brasil. Para isso, estive conversando com o Alexandre, do Robótica Brasil ele traduziu várias Perguntas e Respostas e postou no Blog dele. Como aqui toda ajuda é válida, eu traduzi mais 17 PeR para aumentar ainda mais o nosso acervo em Português. As traduções ainda não estão terminadas, no total existem 46 PeR no site oficial no momento (número que aumenta a cada dia). Eu estou conversando com ele, para talves, criar-mos uma página que você leitor possa entrar e conferir diariamente os updates. Enfim, enquanto não terminamos aqui vão as PeR da 16 até a 33.


PeR16 Turbina de onda/ “Independentemente”
06-09-07

P: Você poderia por favor esclarecer o termo “mover-se independentemente um do outro” ?

R: Uma ou mais partes se movem em uma direção que uma ou mais partes não se movem, mesmo assim, elas estão todas conectadas como parte do mesmo modelo. Exemplos: uma junta, uma viga, um eixo. Qualquer modelo que mude a sua forma quando manipulado. Qualquer modelo que não seja um objeto continuo, sólido.


PeR17 Turbina Eólica - Áreas Brancas
06-09-07

P: O que é considerado “não diretamente fora da Base” referente a área branca para o posicionamento da turbina eólica?

R: Uma área branca “diretamente” fora da Base é uma área onde você pode chegar sem passar por outras. Sem passar por nenhuma estrada. Então você acaba de sair da Base, e BANG, ai você está em uma área branca. Existem três delas: O estacionamento à oeste, o retângulo branco ao norte e a área branca a leste, incluindo a pequena área sobre a ponte. Essas são as áreas brancas que são consideradas alvos ruins para se posicionar as turbinas eólicas. As finas áreas sobre as pontes verdes não são divisores.

PeR18 Satélite “Dual Lock”
06-09-07

NOTÍCIA: O Painel Solar do Satélite é SIM fixado com “Dual Lock”.

PeR 19 Rio Acima
06-09-07

P: Que lado é “Rio Acima”?

R: Longe do Oceano.

PeR 20 Marcas de Árvores
06-09-07

P: As árvores precisão ser colocadas nas marcas de árvores?

R: Não; a missão não disse isso. Veja a regra 23.

PeR 21 “Software”
07-09-07

P: “RobotC” está disponível através da LEGO Education, então é permitida a sua utilização?

R: Não, Somente o “Software” que vem nos kits dos Robôs do FLL são permitidos: MindStorms, RoboLab, and NXT.

PeR 22 Mais “Software” (editado)
07-09-07

P: Adições de grande ajuda para o NXT-G, como o bloco menor “mini-move” e outros novos blocos de programação estão disponíveis. Todavia eles não vem nos “kits LEGO”, estaria OK usar esses novos blocos com o “Software” de programação permitido?

R: Sim, Pacotes, adições e novas versões dos “Softwares” autorizados, das empresas LEGO e National Istrumens são permitidos. Seja cuidadoso, entretanto, se você se encontrar “compartilhando” blocos de programação de outros times... Compartilhar é permitido, mas, “gente grande fazendo o trabalho” não é. Em qualquer caso, você deve estar preparado para explicar porque e o que é cada ponto dos seus programas para os juízes, todavia, penas eles podem assumir se você fez ou não o seu próprio trabalho.

PeR 23 Pontos da Conexão da Linha de Transmissão.
10-09-07

P: Qual é o máximo de pontos que você pode obter com a missão das Linhas de Transmissão?

R: 30. 5 para cada COMUNIDADE conectada, e outros 5 para cada uma dessas COMUNIDADES que possuem uma turbina eólica ou uma usina hidroelétrica. Cada comunidade só pode gerar 5 pontos pela conexão e 5 pontos bônus, não importando quantas turbinas eólicas ou quantas hidroelétricas estão a tocando.

PeR 24 Definição de rio “principal”
10-09-07

P: Eu estou imaginando que o rio “principal” é o mais largo que corre calmamente vindo da parede leste para o mar, mas, eu suspeito que possa ser considerado apenas a parte após a junção dos dois rios. Então qual é?

R: Sua primeira hipótese estava correta.

PeR 25 Estacionamento (editado)
10-09-07

P: Vamos dizer que o caminhão se move para o estacionamento, mas, nunca é levado até a Base. O Petróleo no caminhão é considerado como estando na Base?

R: Não. Os únicos objetos que contam como estando na Base quando estão sendo armazenados no estacionamento são os objetos que começam na Base ou são movidos para a Base pelo robô. Então os barris que nunca estiveram na Base são diferentes dos que já estiveram, e o juiz irá se manter atento.

PeR26 “Fazer” Contato
10-09-07

P: Quando levando o caminhão para o estacionamento, poderia o seu robô fazer contato com ele (o caminhão) enquanto estando no estacionamento??

R: Para nós, “fazer” contato significa estabelecer novo contato. Na sua dúvida, o contato com o caminhão já havia se estabelecido na casa, o que está permitido, e se o robô continuar em contato com o caminhão enquanto se move para a Base, este contato é mantido, o que está também permitido. Aqui vai um exemplo do que você não pode fazer: Posicionar o carro no estacionamento, então mirar nele para bater e o empurrar para fora.

PeR27 Posicionamento de Objetos Estratégicos
09-11-07

P: Minha dúvida é se durante o modo de preparação, as crianças podem colocar objetos estratégicos sobre o campo que não interfiram com os modelos, etc.??

R: Bem, você está se referindo a um ponto que se refere a pelo menos três regras diferentes e diferentes possibilidades para isso. Mas humm...ééé... Modo de Preparação, Ação de Mover e Danos ao Campo todas são muito curtas para serem claras quanto a isso, então esse PeR o torna oficial: Apenas o robô está permitido a colocar ou tocar objetos estratégicos fora da Base.

PeR28 Comunidades 2
11-09-07

P: Quantas “comunidades” existem e como elas são definidas?

R: Não importa. Qualquer área banca que as linhas linhas de transmissão podem alcançar da Usina contam.

PeR29 Esclarecimento de “Conectados”
11-09-07

P: É “tocando um ao outro enquanto sendo simultaneamente empurrado” considerado “conectado”?

R: Não, isso está OK. “Conectado” envolve juntar coisas umas com as outras com pressão como amarrando ou apertando. A regra 14 proíbe isso, e também conectar modelos com ou sem o uso de peças adicionais. A regra 27 também proíbe adicionar peças aos modelos, assim como os conectar, ou juntar. A única maneira de você juntar modelos é com o simples contato, com o sem um transportador.

PeR30 Sem Inundação
11-09-07

P: Se a usina hidroelétrica não tocar ambos lados do rio, o juiz ira colocar/projetar a inundação?

R: Eu não consigo encontrar a resposta em lugar nenhum (eu odeio quando isso acontece!), então eu criar uma hipótese aqui... Como a usina hidroelétrica não está tocando ambos os lados do rio, ela não provocaria uma inundação, e como nós damos o beneficio da dúvida quando nós podemos, NÃO---o juiz não irá colocar/projetar a inundação, mas, perdão, se a usina hidroelétrica estiver tocando casa, você pode continuar perdendo 10 pontos dessa forma.

PeR31 Petróleo na água.
11-09-07

P: Se o óleo ficar posicionado sobre a água nós perdemos 40 pontos por isso?

R: Sim. Qualquer água. Piscinas tabém.

PeR32 Manter “Controle” (editado)
12=09-07

(Removido, 21-09-07)

PeR33 Estacionamento 2
12-09-07

NOTÍCIA: Lembre--Objetos colocados no estacionamento com as mãos continuam na Base, e objetos no estacionamento que não foram colocados lá com as mãos estão fora da Base. Objetos fora da Base não podem ser tocados com as mãos. Objetos no estacionamento não podem ser tocados pelo robô.

Nenhum comentário: