Google

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Informações sobre o Projeto de Pesquisa - TRADUZIDAS

Pessoal, finalizei a pouco a tradução das informações referentes ao projeto de pesqusa do Desafio Energético - Power Puzzle. Vale lembrar que a tradução que eu fiz não é oficial, e podem ter acontecido erros de interpretação por minha parte, mas, até que o pessoal da FIRST BR não libere as traduções oficiais de todos os manuais do desafio deste ano, eu vou na medida do possivel ir traduzindo os manuais. Qualquer dívida ou qualquer necessidade que vocês tenham, é só me mandar um e-mail: cesarcamabars@gmail.com
Caso quiram baixar o PDF com as regras referentes ao projeto de pesquisa que estão abaixo, em formato de impressão e com as fontes e imagens identicas as oficiais é só acessar aqui.
Special thanks to Gabi.



Introdução ao Projeto

O Desafio Energético deste ano é sobre entender os elementos de energia usados num mundo que usa mais e mais energia a cada dia. A medida que o nosso mundo cresce e muda, a nossa necessidade de energia também. As missões do Desafio Energético fazem com que os times do FLL considerem algumas das escolhas energéticas que nos são disponíveis e como essas escolhas afetam o nosso mundo. Com o Projeto do Desafio Energético seu time tem a oportunidade de conhecer muitos tipos de energia, analisar possibilidades e trabalhar para melhorar o uso da energia.

Quer seja ambiental, financeiro, social ou cultural, cada tipo de energia pode ter impactos em algumas áreas ao mesmo tempo em que tem conseqüências negativas em outras. O desafio é achar soluções práticas na sua comunidade sem ignorar os maiores impactos que a sua ação, ou a falta dela, pode ter na sua vida ou ao redor do mundo. Enquanto você trabalha para encontrar o equilíbrio entre todos esses fatores, entenda que a solução para a sua casa, comunidade, país ou mundo será única.

Enquanto trabalhamos para montar o quebra-cabeça, precisamos considerar todas as partes do uso da energia, incluindo como a energia é feita, como é estocada, como a usamos, quanto delas consumimos e como nos livramos do resíduo associado.

Como as peças do quebra-cabeça irão ser conectadas? Qual é a sua solução energética?

O Projeto

Selecione um prédio na sua comunidade e avalie a energia utilizada?

Com o seu time, discuta as diferentes fontes de energia usadas na sua comunidade e quais são as atuais questões energéticas na área em que você vive. Então escolha um prédio na sua comunidade, como uma escola ou um prédio municipal. Contate o gerente desse prédio, discuta o desafio e peça a ajuda dele/dela para realizar uma inspeção de energia. Nessa inspeção, o seu time deve reparar nos tipos de energia que são usados pelo prédio, como é usada, e quanto é usado. Fale com especialistas da área e examine o processo por quais diferentes e importantes tipos de energia são gerados e quais os efeitos de os produzir, como custos, disponibilidade, e impactos ambientais.

Consulte a página das “Fontes para o Projeto” no website para instruções e exemplos de materiais relativos a o que é necessário para realizar uma inspeção energética.

Converse com especialistas e proponha soluções para reduzir o consumo ou fazer o uso de energia alternativa.

Sabendo as necessidades energéticas do prédio escolhido, olhe para as áreas de melhorias para encontrar soluções. Qual é a eficiência do uso da energia? Como poderiam vocês o tornar melhor? E o que falar sobre as fontes de energia deles?
Pesquise soluções de energia alternativa potenciais e proponha mudanças a curto e a longo prazo que podem ser feitas para passar a utilizar energia renovável ou reduzir o consumo. Será que vocês poderiam encontrar uma maneira inovadora de reduzir o uso da energia ou trocar por uma fonte de energia mais sustentável? Existe alguma tecnologia nova que pode ser desenvolvida para suportar melhor os usos específicos? Talvez possam haver cientistas ou engenheiros com quem vocês possam falar que no momento estão trabalhando nessa questão. Considere todas as áreas do prédio e da comunidade. Esta mudança pode ter impacto, e quanto realista é a solução de vocês. Vocês devem mostrar exatamente como sua solução pode criar uma mudança positiva.

Compartilhe as mudanças do seu prédio com a comunidade.

Uma vez que vocês tenham pesquisado e desenvolvido a sua solução, saia por ai e compartilhe ela com a comunidade! Os juízes do evento irão esperar que vocês expliquem como vocês mostraram a comunidade as soluções a curto e a longo prazo e as informações que vocês tem para apoiar as idéias. Use este projeto com uma oportunidade para analisar qual a dimensão do impacto que a equipe pode ter com a sua comunidade e com o mundo.

Nota: Explique como vocês completaram todas as TRÊS partes do projeto, sua proposta e soluções. Compartilhe a apresentação com o objetivo de qualificar-se para as premiações relativas ao projeto e qualificar-se para os torneios do campeonato.

Consultar ao “O Projeto”, capítulo 5 do “Livro de Mão dos Técnicos do FIRST LEGO League” para ajuda e idéias. Pratique a sua apresentação, para que ela não leve mais que cinco minutos, incluindo o tempo de preparação e organização.

Nenhum comentário: